Design, Cultura e Criatividade
- Rafael Campoy
- 14 de jan.
- 1 min de leitura
Começando mais um ano acadêmico e deixando para trás mais da metade da trajetória no doutorado (2023-2026), neste post quero compartilhar um pouco da minha experiência no mestrado.
De 2016 a 2018 a vida foi especialmente intensa. Entre projetos de Branding e Design, docência na graduação em Design na UNINOVE e os gêmeos ainda pequenos, estavam as aulas, seminários e a pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo/SP.
Foi um período difícil, de exaustão física, mental e emocional, mas, por outro lado, extremamente enriquecedor, no qual pude abrir uma janela para ver o mundo que, desde então, sempre permaneceu aberta.
A pesquisa abordou a relação entre Design e Cultura - nos moldes da proposta interdisciplinar do programa. Elegi a marca olímpica Rio 2016 como estudo de caso para essa empreitada. Ainda recente e fresquinho, me favoreceu o fato de já ter trabalhado com a Tátil (autora da marca) na época em que trabalhei no Marketing da Unimed e, posteriormente, diretamente na agência. Entre outros cuidados, ter acesso ao objeto de estudo é um ponto decisivo para a escolha do tema.

Ao final, disponibilizo o arquivo em PDF da dissertação para download. Caso tenha dúvidas e/ou gostaria de mais informações, entre em contato. Boa leitura!


Dissertação de Mestrado
Diálogos entre Design e Cultura - Estudo de Caso Rio 2016
Página do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura:
Comments